quarta-feira, 23 de março de 2016

Às Montanhas

Passou o tempo para escrever sobre o regresso, a maneira como regressei. O tempo passou, não parou, voou livre sem aterrar. Agora que paro e escrevo sobre isso até esboço um sorriso. Hoje, enquanto o meu filho dorme e a sua mãe trabalha até mais tarde, tenho tempo para reflectir e escrever. Há cada vez menos tempo para isso, como se a vontade e a necessidade fossem cada vez menores. Penso na forma como pretendo passar o resto do tempo até regressar às montanhas. Chego à conclusão que quero que o tempo passe rápido até lá. Sem perceber bem que até lá muito irá acontecer e como isso será bom. Até que esse tempo chegue escreverei às montanhas.

sábado, 12 de março de 2016

Pico Veleta

Olhamos para cima e vemos o pico Veleta, o ponto mais alto da estância. Ontem subimos ao topo da estância, onde se sente o poder e a imponência da serra. No primeiro dia o tempo estava fechado, com frio polar e rajadas de vento e a meio da tarde a visibilidade ficou reduzida pela presença de nuvens e neve. É este poder que exige respeito, porque estamos sempre à mercê das condições meteorológicas. Mas ontem já esteve sol e subimos ao alto, para descer logo de seguida. Os dias sucedem-se, subimos para descer, para voltar a subir e voltar a descer. Um movimento repetitivo e sedutor. A serra acaba sempre por ganhar, voltamos sempre cansados e prontos para regressar no dia seguinte.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Serenata à Chuva

Aquilo que eu visionei foi uma serenata à chuva. O clube de futebol do meu coração a defender na segunda parte, com unhas e dentes e alguma sorte, fruto da incompetência adversária, a magra vantagem que obteve através de um grego goleador. A chuva começou a cair e a defesa cada vez mais compacta. A bola não entrava e não entrou mesmo. Como naqueles jogos do campeonato italiano em que a defesa supera o ataque. Também há vitórias épicas a jogar à defesa, não goleámos, mas defendemos a nossa baliza, erguemos uma muralha e quando passaram essa muralha os adversários falharam o alvo. Sabe bem vencer assim, com competência e sorte. Sabe bem ser do glorioso, sabe bem ser do maior clube português no mundo, o maior de Portugal.