domingo, 31 de janeiro de 2016

Premonições

Nestes últimos dias tenho acordado com imagens dos sonhos que fui tendo enquanto dormia. Vejo imagens nítidas como fotografias ou filmes em que recordo aquilo que sonhei. Nesses sonhos tento antecipar o que a vida e o que o futuro me vai trazer. São premonições misturadas com desejos, preocupações que tento lidar e superar. Dizem que os sonhos têm essa capacidade e quem sabe essa origem. Hoje chega ao fim mais um mês em que se viveu muito mais do que se escreveu e reflectiu. Não quero ter o dom da ubiquidade, seria bom porventura, mas simplesmente já não dá para estar em todos os sítios que gostava, em todos os compromissos em que me coloquei. Os próximos meses serão meses de escolha. Que os sonhos também me possam ajudar nessas decisões.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Interesses

Há alinhamentos de cartazes que são revelados e ao mesmo tempo vejo novamente as condições da neve numa estância de ski em Espanha. São os interesses pessoais que tenho, que foram ganhando primazia sobre outros que já tive. Mesmo entre estes interesses existem e existirão conflitos. Hoje em dia a neve está a ganhar, não por muito, mas pelo suficiente para ser a preferência no investimento no tempo que tenho para lazer, que vai sendo cada vez menos. Não há muita explicação racional para esta preferência pessoal, tão radical como burguesa. São recordações de juventude, nostalgia de um tempo que já não volta mais, como todo o que já passou. Só montanhas e muitas pistas a descer e muitos momentos de família.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Experiência da Paternidade

Acabo de preparar o leite das onze horas da noite, a ceia do meu filho. Não é costume ser eu a preparar, muitas das vezes a essa hora já adormeci junto a uma almofada do sofá. Hoje o nosso filho não quer beber o leite. Podem ser os dentes que estão a nascer e provocam incómodo. Pode ser por outra razão qualquer que os pais de primeira viagem ainda não conseguem entender. Daqui a mais uns minutos tentamos outra vez. A minha mulher é a super mãe e a super mulher que vai dirigindo este barco. Estamos cansados mas alegres, estafados mas preenchidos, ensonados mas completos. Estamos a receber a experiência da paternidade.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Daqui Adiante

Provavelmente vai ser sempre assim daqui adiante. Tentaremos sempre perceber como o dia está outra vez a terminar e não houve tempo para quase nada. Mas não é bem assim. Existiu tempo para tudo. Existiu tempo para sair de casa à hora de sempre, depois da rotina de preparação matinal. Existiu tempo para trabalhar nos dois trabalhos que agora acumulo. Até existiu tempo para chegar a casa, levar o filho depois do banho enrolado numa toalha até ao quarto, arrumar a loiça lavada e colocar a loiça suja da manhã novamente na máquina, jantar a refeição preparada no robot de cozinha. Para depois arrumar de novo a cozinha enquanto tomamos mais um café. Entretanto há um novo ano para viver e será assim que será daqui em frente.