segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Passagem de Testemunho

Da vista privilegiada para o concerto ao regresso à passagem de canções num clube. Há muito para dizer e escrever sobre a noite, fica registado na memória uma casa cheia e um concerto frenético, vivido com intensidade por grande parte do público. De um momento para o outro, após o convite da banda, tinha uma escolha musical para fazer e algumas novidades sonoras para partilhar. Há também um testemunho que é importante transmitir, um passado de canções que parece cada vez mais distante. O futuro é dos que aí vêm, daí a importância dessa passagem de testemunho. Como quem vai ao baú de memórias da casa dos avós e encontra as fotografias dos antepassados. Dos que vieram antes de nós.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Nova Ideia

Recordo outros tempos quando tudo ainda era um sonho. Era o tempo da imaginação, do amanhã prometido. Agora que tudo já é uma realidade procuram-se novos sonhos, caminhos que foram percorridos ainda sem a convicção da permanência. Seremos sempre nós a preparar esse caminho, que poderá provocar uma ruptura com aquilo que agora já faz parte do passado. É nesta liberdade de pensamento e de ideias que vamos decidindo o nosso presente, construindo o nosso futuro. O dia termina sem a concretização das palavras anteriores, mas de cada vez que vou pensando e imaginando essa realidade vindoura próxima, o coração volta a bater com a força do princípio. Com a força do momento em que brota uma nova ideia.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Futuro Melhor

É um período de muita alegria com notícias de episódios mais tristes que também vão sucedendo. Na mesma sala de estar juntamos quatro gerações. Bisavós, avós e tios, pais e filhos todos juntos. Há fotografias a registar o momento e muita emoção interior. Sabemos que tudo aquilo que está a acontecer deixará de existir um dia, pela passagem do tempo que não cessa, por equívocos ou palavras mal medidas que por vezes nos afastam uns dos outros. Existirão ainda outras razões. Neste momento nada disso interessa, estamos todos a olhar para um bebé, em que depositamos a esperança de um futuro melhor. Para que ele também um dia possa ser pai, avô e bisavô. Para que a vida continue tal como nós a conhecemos.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Instinto Maternal

O elogio a uma mãe deve sempre começar por uma declaração da superioridade feminina em relação a nós. A dedicação e o empenho de uma mãe é algo que surpreende, porque quando somos bebés não nos recordamos da ternura que recebemos das nossas mães. Só quando somos pais é que entendemos e compreendemos a fundo o que é ser mãe. Apesar de nós tentarmos nunca seremos capazes de ser mães. Os pais devem ser o apoio e o suporte das mães, pois dessa forma as mães serão o apoio e o suporte dos filhos. Isto é verdadeiramente real no início de vida de um bebé, de uma criança. Nós, os pais, admiramos e invejamos aquilo que se costuma chamar o instinto maternal. Esse instinto nasce e permanece com a mãe.