quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Do Nascimento

O nascimento do nosso primeiro filho é um acontecimento único e precioso. O nascimento é a maior dádiva que a humanidade recebeu, é naquele momento que a vida transborda, sublima e explode. O amor que sentimos por um filho é diferente de qualquer outro, é mais profundo, mais enraizado dentro de nós. Ali está, segundos após nascer o nosso rebento, a carne da nossa carne, o sangue do nosso sangue. A natureza do nascimento é por si própria natural e violenta, mas de uma violência amorosa e fecunda. Uma vida que nasce, os pulmões que se enchem de ar pela primeira vez, os olhos que vêem a luz do sol. A beleza natural em todo o seu esplendor. A graça da vida e do nascimento.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Tarefas Diárias

O período que antecede o dia do nascimento do nosso primeiro filho tem sido passado em casa em acompanhamento e observação. Saio de casa para ir trabalhar de manhã e regresso à tarde para ajudar em casa e fazer as tarefas diárias. Aquilo que é necessário para providenciar conforto e relaxamento a quem vai ter o trabalho de dar à luz. Como marido e pai é esta a minha função, estar atento e providenciar conforto e descanso e a melhor forma de o fazer é estar disponível para tudo o que seja necessário, desde a preparação do jantar às máquinas da roupa. Escrever sobre isto é realizar que o nosso trabalho passa por criar todas as condições para que a mãe seja isso mesmo: mãe.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Aniversário do Baptismo

Primeiro cantámos os parabéns no centro da sala onde todos se reuniram. A minha irmã mais velha avisou-me que não seria fácil reunir toda a gente novamente para discursar na celebração do aniversário do baptismo da nossa mãe. Mas a minha irmã inventou uma fotografia de grupo no pátio varanda do palácio e nesse momento conseguimos juntar todos os convidados. A minha mãe estava entre nós e lá começámos a dizer o que pensámos dizer neste dia tão importante de celebração da nossa ascendência e da nossa família. Uma festa de comunhão e alegria. Como não se ouvia bem subimos a uma cadeira, um de cada vez, e dissemos o mais importante: gostamos imenso de si, mãe. Parabéns pelo baptismo.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Granola

A granola é uma mistura de grãos, frutos secos e sementes que é muito utilizada nas refeições matinais. Digo isto para vos situar em relação à última receita caseira que fiz com a orientação da minha mulher, que descansa em casa, de forma a prolongar a gravidez até chegar o grande dia. Também tenho estado a preparar o conjunto de canções que irá servir de alinhamento para a festa dos sessenta anos da minha mãe. No meio vou ouvindo alguns discos que saíram nas plataformas digitais. Hoje fiz granola caseira que coloquei num frasco de vidro, para que seja consumida ao longo das próximas manhãs ao pequeno almoço. É assim que vão passando as horas deste primeiro dia da semana.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Confiar

A palavra mais significativa deste período tem sido confiança. Confiar naquilo que virá, apesar de ninguém saber como vai ser ou o que vai suceder. Só sabemos que nunca iremos saber tudo o que vem aí e ainda assim já sabemos tanto, já nos é possível saber tanto. A festa e a celebração do futuro nascimento é decorrente desta esperança. A preparação e a vigilância também. Confiamos nas nossas capacidades, apesar de nos parecerem agora muito frágeis. Confiamos na nossa sabedoria, apesar de ainda termos tão pouca experiência. Somos ainda demasiado pequenos para entender a origem e o fim dos acontecimentos, por isso confiamos.