segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Contraponto

Tem sido com algum critério e alguma racionalidade que tenho regressado à assistência de concertos durante este ano. Já passou a época dos festivais, onde consegui ver muito do que me poderia interessar e agora nesta fase de agendamento de concertos a solo escolhi apenas alguns para assistir. As escolhas recaíram em Amen Dunes e Ty Segall. O primeiro concerto, de Amen Dunes, foi um concerto super doce e de canções melodiosas e tristes. O segundo concerto, de Ty Segall, foi um concerto mais carnal e de canções alegres e feitas por rifes. Um serviu como contraponto do outro. O critério, que se baseou naquilo que andei a escutar mais este ano, acabou num equilíbrio feliz entre a suave viola acústica e a crueza de uma guitarra eléctrica.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Calor Outonal

Uma das coisas que fica do tempo de descanso é a chegada de um calor outonal de certa forma inesperado. Nas semanas passadas começámos a arrumar a roupa de Verão e a começar a usar casacos e impermeáveis. Dizia-se que tinha sido um fraco Verão, instável e curto. É verdade que foi. Durante o período de descanso o calor regressou e começou por regressar no interior do país, onde estivemos. Quando voltámos à cidade o calor veio connosco. A mesma cidade que inundou duas vezes devido à pluviosidade anormal e excessiva nas semanas anteriores. Há neste Verão de São Martinho antecipado uma mudança inesperada e repentina. Será quase sempre assim quando as mudanças ocorrem.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Planeamento

Uma semana para celebrar um aniversário. Jantares fora de casa, almoço na esplanada, compras para a casa e férias longe da cidade. Resumidamente está a ser assim. Neste período de descanso laboral está ser possível fazer tudo aquilo que não se consegue durante os outros dias. Há mais tempo, mas sobretudo há planeamento e organização. Para que tudo corra conforme foi pensado é preciso planear. Quando queremos celebrar de forma adequada também. No entanto temos tido sorte. Chegamos a um restaurante sem marcação e temos mesa passado cinco minutos, Alguém cancelou a reserva e ficámos no quarto com vista e com a cama de casal grande. A sorte, como se costuma dizer, procura-se, e o planeamento ajuda a encontrá-la.

sábado, 11 de outubro de 2014

Arrumações

Foi um Sábado de arrumações em casa. Com a chegada vindoura de um novo membro da família, o quarto que antes era o sítio dos arrumos e sala de ensaio tem de ficar livre, mobilado e limpo. É altura para arrumar, escolher e deitar fora. É altura de planear ainda melhor os sítios da casa destinados à sua tarefa e função. A mesa da sala de jantar passa a ficar mais desimpedida e o escritório torna-se o local para estar ao computador e para ouvir música. Tem sido um dia para escutar discos que estavam parados há demasiado tempo, ao mesmo tempo que esvaziava o quarto do nosso filho. Há uma transformação do espaço que antes era de dois e agora passará a ser de três.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Partilha

A partilha é a forma mais pura de transmitir um sentimento. Ao dividirmos e repartirmos aquilo que vem do nosso interior estamos a comunicar isso mesmo a alguém ou a um grupo de pessoas. Ao partilharmos a nossa vida com os outros estamos a distribuir aquilo que vamos recebendo. Com isso estamos a adicionar e a multiplicar aquilo que queremos transmitir. É também desta forma, através da sua partilha, que algumas notícias mais inesperadas podem ser suportadas. Ao colocarmos o nosso sentimento em partilha após receber uma notícia assim, recebemos o apoio dos que nos são mais próximos. A partilha toma então outros sentidos, o da compreensão e o da cura.