terça-feira, 29 de abril de 2014

Parte de Nós

Aproxima-se a saída da auto-estrada em direcção à marginal. Desde a Segunda Circular que tocam os Cloud Nothings nas colunas do nosso carro. Depois da saída chegamos à curva em que aparece o sol reflectido no mar que ainda é rio. A catarse das guitarras e a frenética bateria das canções começam a produzir o seu efeito. Há segundas e terceiras vozes a serem cantadas ao meu lado. Há um sentimento de adolescência que volta por uns segundos ou então a chegada à idade mais adulta ainda está na puberdade. A canção que finaliza o disco, a mais orelhuda de todas, fica aqui documentada e acompanha esta descrição de mais uma viagem de carro junto ao rio que já é mar, em que imaginamos o palco e o concerto do fim do próximo mês. Cantamos juntos ao som dos acordes desta canção e naquele preciso momento já não fazemos parte de nós.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Manhãs Agitadas

As últimas manhãs têm sido marcadas pela agitação, fruto da perda do autocarro que me leva até ao meu novo local de trabalho. Assim que perco o autocarro tenho de arranjar uma alternativa para tentar chegar a horas. É nesse caminho que me encontro, de metro a caminho da praça do Marquês de Pombal, na agitação da entrada e saída de mais gente que é transportada por este comboio. Nessas manhãs o meu olhar passa rapidamente pelo olhar de outras pessoas que percorrem o mesmo caminho que eu. A rapidez do tempo desse olhar revela também a agitação parece estar a passar. Há uma pressa e uma urgência em chegar rapidamente ao destino. Assim que saio do metro vou passando por várias pessoas que mal olho e que passam na direcção oposta. É nesta cadência que tenho passado as últimas manhãs.

domingo, 20 de abril de 2014

Páscoa

Esta semana que agora termina foi santa, isto é foi perfeita. No início da semana a família paterna juntou-se para a habitual reunião dos Ramos. Durante a semana houve trabalho e treinos de ginásio, fomos ao cinema, jantámos juntos, acordámos à mesma hora, fizemos companhia um ao outro e estivemos com as pessoas mais chegadas como sempre. Na quinta-feira celebrámos a instituição da eucaristia, na sexta-feira a morte de Cristo e no sábado à noite a ressurreição. Hoje, Domingo de Páscoa, vamos celebrar esta semana, esta vitória sobre a morte. A vitória sobre a morte consiste em entregarmos a nossa vida, todos os dias da nossa vida. A absoluta normalidade desta semana, que se repete anualmente e que agora finda, consistiu neste aproveitamento do tempo. Tempo de acompanhamento do mais próximo, nos momentos mais importantes. Todos os momentos dos dias desta semana santa.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Jejum

O jejum é por norma visto como a privação alimentar durante um determinado período de tempo. Com o passar do tempo fui começando a interiorizar outras formas de jejum. Jejuar daquilo que não nos faz bem parece ser relativamente simples e apesar dessa aparente simplicidade é bastante mais difícil abdicar de algo ou de uma rotina, como a rotina de ir acompanhando as redes sociais. Ainda mais difícil será jejuar de atitudes ou gestos que podemos ter e que podem afastar-nos de outras pessoas. Este tempo tem sido dominado por este jejum, de comportamentos sobretudo, para que o essencial e aquilo que é mais importante seja relevado e se mantenha presente do início ao fim do dia.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Chegada da Primavera

A chegada da Primavera aconteceu no passado Sábado, apesar de já ter havido uma semana mais quente no início de Março. Começou precisamente no Sábado à tarde, a seguir ao almoço, quando as nuvens que cobriam o céu da minha varanda começaram a dar lugar ao azul claro do céu a meio da tarde. Estendi a roupa e comecei a receber os raios de sol nas minhas costas, tirei a camisola e fiquei de manga curta a olhar para cima e a observar a chegada da estação. A comprovação ou a confirmação da chegada da Primavera também aconteceu no Sábado, ao fim da tarde, início de noite, quando a caminho da estação vi duas andorinhas a voar entre os muros que emparedam o caminho até ao comboio. Nesse momento entendi que a Primavera tinha chegado.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Horário de Verão

A hora adiantou e começou o horário de Verão mais uma vez. Num ápice amanhece mais tarde e entardece também mais tarde. O ritmo altera-se e a mudança faz com que se possa aproveitar a luz do sol até mais tarde. Esta chuva do início de Abril tem ajudado a ofuscar o prenúncio de uma estação mais solarenga que irá chegar com certeza. É nesta mudança de horário que regressa a casa a minha mulher. No início de um horário que parece dilatar o próprio dia. As horas do dia são as mesmas e no entanto parece que o dia dura mais para acolher este seu regresso. Hoje é um dia livre para aproveitar esta mudança e este regresso, em que as nuvens já se moveram para leste e os raios de sol começam a aparecer por entre as nuvens e os aguaceiros. Um dia para passear e visitar os amigos e a família neste horário que perdurará até ao fim do mês de Outubro.