terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Finitude

O último dia do ano é hoje. Hoje iniciamos a contagem para o fim de mais um mês que neste caso será o último também. Há uma importância grande neste momento, sobretudo porque é assim que vamos distinguindo a passagem do tempo e os anos são a medida de tempo em que vamos acumulando as idades, da nossa vida, e dos seus acontecimentos mais importantes. A passagem do ano, em que arrumamos doze meses, trezentos e sessenta e cinco dias, tantos quantos os compuseram, é a altura perfeita para pensar na nossa finitude. Os últimos segundos são engolidos com números e começamos o novo ano a desejar felicidades, porque sabemos que um dia tudo vai terminar.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Imenso Perdão

O ano aproxima-se do seu fim e com ele a inevitabilidade de começar a pensar naquilo que foi passando ao longo deste tempo. Há uma tentativa de resumir os doze meses que passaram ou de pelo menos recordar os acontecimentos que fizeram parte dos dias. As viagens, as celebrações, as tristezas, as alegrias. Os sítios por onde fomos passando. As varandas voltadas para a linha do horizonte, os comboios e as janelas onde vimos o sol nascer dia após dia. A forma como os dias deste ano foram passando revelou um ano de muita reconciliação, de um imenso perdão, como quem regressa a casa depois de estar demasiado tempo distante.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal Antecipado

Percorridas que estão as ruas e os centros comerciais, num final de semana organizado de forma a permitir a maior poupança de tempo possível, para preparar a refeição do jantar pré-natalício. Receber em nossa casa está a começar a tornar-se um hábito e ontem recebemos os meus cunhados e os meus sogros, isto é, os meus irmãos e os meus pais. E a nossa sobrinha que já começa a dar os primeiros passos sem qualquer ajuda. A minha mulher preparou mais um jantar divinal, a carne a desfazer-se aos pedaços na boca, os temperos todos a explodir dentro dela e no fim uma sobremesa de chocolate em bruto. Não se podia pedir outro jantar de Natal antecipado, com a família mais próxima toda junta e unida.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Poéticos

Acordo cedo ao fim de semana desde que retomei o horário diurno de trabalho rotineiro. Abro os cortinados e olho para o verde amarelado que desce a encosta nas traseiras da nossa casa, devido à luz do nascer do sol que bate nas heras. É uma cor única que só vejo nesta hora do dia. Hoje os sonhos não foram tão intensos e só acordei uma vez durante a noite. O meu sono é sempre agitado e curto. Como o dia mais pequeno do ano que hoje se inicia. Já estou pronto para mais um Sábado e Domingo de passeio pela cidade com a minha mulher a fazer as últimas compras de Natal, tornando os dias de descanso um pouco mais poéticos.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Alegria Séria

A alegria é a nota dominante deste período do ano. A alegria vivida à séria. O tempo natalício, antecedido do curto período do Advento, é uma época de aproximação e reconciliação. A felicidade deste tempo não é vã nem irracional, é a consequência de um entendimento cada vez maior do mistério da encarnação. É um caminho que fazemos no nosso dia-a-dia, de uma proximidade cada vez maior. A cada Natal que passa, a cada ano a mais vivido, à medida que nos vamos aproximando do início do fim deste percurso, a alegria verdadeira deste tempo ganha a importância de um último olhar ou de um último suspiro.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Noite do Panda

O que se ouve é novo, nunca foi escutado antes. Apesar da novidade nem tudo foi mesmo bom, mas o que foi passou a ser memorável, como aquela canção à anos sessenta, como se o Scott Walker tivesse sido transposto para outro corpo. Claro que houve o acontecimento, ainda que para menos gente, já não há tanta disponibilidade com havia antes. Para as coisas novas e desconhecidas. Há também a dispersão, porque há mais opiniões e há mais meios de comunicação e dessa forma não se formam movimentos grandes como os da minha adolescência. Olho à minha volta e está ali uma parte da minha geração, mais velha e com menos gente.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Matéria Nova

É como algo que se precipita numa reacção química em que se forma um sólido. Depois de precipitado esse sólido destaca-se da solução. É um corpo novo, uma matéria nova. Há então algo que é criado a partir desta precipitação, que pode servir de combustível e de alimento, que faz fluir e faz correr, dá a energia que se vai esgotando diariamente com o advir da continua transformação que vai ocorrendo. Essa novidade material pode ser um sinal de uma mudança psíquica de uma alma que ao precipitar-se também pode modificar-se.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Leite e Mel

Com a diferença de temperaturas e a viagem de avião acabei com a garganta inflamada e uma ligeira dor de cabeça que o comprimido serve para aliviar. Para combater a afonia bebe-se leite com mel e tentamos entender a que realidade regressámos, depois de uma viagem em que antes de sermos turistas fomos observadores atentos de uma realidade que vai chegando à nossa geração, a partida para um país estrangeiro para ganhar a vida. Há então uma grave consequência neste regresso, o leite e o mel como única forma de curar a falta de palavras para descrever uma nova realidade, uma nova perspectiva sobre a vida que poderíamos ter. A voz aos poucos irá também regressar.