domingo, 30 de dezembro de 2012

Da Resolução

Ano que acaba, ano que começa. Neste período de balanços e de imposição de hierarquias, tenho de recuperar a minha resolução de ano velho, o ano da harmonia. De uma certa forma acabei por cumprir a minha resolução ao gravar o primeiro disco a solo. Um disco que para já foi editado de forma digital e terá a sua edição física no início do próximo ano. As harmonias que fui criando e preparando ganharam forma numa gravação que ocorreu no início do mês de Dezembro. Acabei por conseguir durante o ano que passou atingir a harmonia que procurava. Mas citando Pitágoras: o universo é uma harmonia de contrários.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Rever e Renovar

O Natal é por definição uma época dedicada à família. Esta quadra natalícia iniciou-se com a consoada com a família do lado da minha mulher e acabou na noite do dia de Natal em casa dos meus avós paternos. Pelo meio, depois da consoada e nas sobremesas do almoço, estive com o lado da família da minha mãe. É reconfortante ser recebido nestas casas todas, pois faço parte de todas estas famílias. Chegar a casa no fim do dia e olhar para o que passei faz-me perceber que é neste dia que renovo todas as relações familiares que tenho e mantenho. É também no Natal que nos revemos e renovamos.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Sessenta

Sei que só cheguei onde estou agora por causa dos que me precederam. A herança recebida pelos que nasceram antes de nós. Ontem foi um dia em que tudo isso ficou comprovado. Através da cerimónia na missa de semana às dezanove horas, à qual cheguei ligeiramente atrasado, da renovação dos votos do matrimónio dos meus queridos avós. Dos meus avós paternos ganhei a confiança em mim próprio, pelo lado do meu avô a minha queda para o canto e para a poesia e pelo lado da minha avó o olhar para a vida com aquela grandeza e nobreza que ela própria tem. Ontem os meus avós celebraram sessenta anos de matrimónio.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Abundância

Após um ano de atribulação, o fim do ano chegou com a abundância. O início do próximo ano também promete riqueza e fartura. Há concertos em que se acaba no meio da roda a celebrar os falecidos. Há canções a cruzar o espaço sideral hertziano com a pópe sintetizada dos Capitães. Até há canções que prometem festa não sei onde. Tudo volta a acontecer. Contribuir para essa abundância é uma intenção. Depois de um ano a tentar perceber o que era preciso fazer, chegaram as respostas em forma de canções e baterias. Para o ano há singles e construção de novas canções, pois mais nenhum ano pode acabar assim.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Ao Serviço

Hoje há ensaio para a cerimónia dos sessenta anos. Anteontem foi a festa de Natal dos companheiros da FlorCaveira. Entre estes dois dias a voz que vai sendo ajustada a cada um dos momentos. A voz ao serviço da cerimónia, os dons ao serviço das festividades. Se para fazer parte de um coro há preparação e ensaio, para subir ao centro do palco, ou neste caso da roda, tem de existir aquela dose de instinto para colocar a voz a fazer aquilo que sentimos naquela determinada ocasião. E sai ou fica como fica ou sai. Como depois do ensaio, no coro dos sessenta anos, ficará como ficará após os ensaios.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Clássico do Hip Hop #16

Para comprovar que estou mesmo de volta destaco mais um tema clássico para acrescentar a esta rubrica que tem estado parada há demasiado tempo. Volto à costa Oeste dos Estados Unidos e ao som Gangsta Funk de Snoop Doggy Dogg e Dr. Dre. Destaque para o tema "Gin and Juice" de Snoop Doggy Dogg que faz parte do seu primeiro disco de originais. Construído em torno de uma batida lentificada e sintetizadores alterados, com a estrutura clássica de verso, refrão, verso, refrão, verso, refrão até ao fim, este tema ficará gravado na memória de todos os conhecedores e apreciadores deste estilo sonoro. A produção é de Dr. Dre, um dos grandes magos da engenharia sonora.

Artista: Snoop Doggy Dogg
Faixa: Gin and Juice
Álbum: Doggystyle
Ano: 1993
Verso: Rollin' down the street, smokin' endo, sippin' on gin and juice
Laid back [with my mind on my money and my money on my mind]



Etiquetas:

sábado, 8 de dezembro de 2012

Caoticidade Matinal

Prefiro os dias seguintes aos dias em que caem chuvadas. No dia seguinte há uma certa dezorganização a pairar, há mais folhas velhas no chão que está ainda húmido do dia anterior, e o céu está mais azul e o sol brilha com mais força. Os dias de chuva são bons porque provocam este cenário pós-tempestade e também porque originam pequenas ribeiras nas ruas que descem as colinas e os vales da cidade. Mas é no dia seguinte que se entende a natureza das grandes chuvas. Os dias gloriosos que as procedem, cheios da caoticidade matinal de um dia de Outono rigoroso.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Levante

O vento sopra
O mar resplandece
É suave a brisa
que sopra de leste

É uma brisa de Verão
Surf-doce-emoção

A doce brisa
Acalma o mar
É como um sonho
p'ra nos embalar

É uma brisa de Verão
Surf-doce-emoção

O mar é chão
As ondas de cetim
Está de levante
e o horizonte sem fim

É uma brisa de Verão
Surf-doce-emoção