terça-feira, 26 de julho de 2011

Recordação dos dias

A arrumação do antigo quarto com vista para o jardim relvado das grandes árvores e da grande palmeira leva à recordação dos dias que já passaram. As férias que pareciam intermináveis com os amigos nas praias do sul, a entrega do diploma da licenciatura terminada, o primeiro trabalho numa grande multinacional na zona de Miraflores, a viagem ao outro lado do Atlântico para testemunhar um casamento, as idas à neve para descer pendentes numa prancha de snowboard, o fato de surfe e os pés de pato daquelas manhãs nas ondas sobre as rochas da linha de Cascais, a subida ao maior vulcão da Europa quando vivi na Sicília. E os muitos concertos assistidos, centenas de actuações que assisti como espectador. Ainda há muito para viver, mais ainda por recordar.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Silêncio e Recolhimento

Com a rotina de novo instalada o tempo das grandes ventanias do fim das tardes pede silêncio e recolhimento. Como se o Verão não fosse mesmo o Verão e apenas uma estação como qualquer outra, passada na cidade, de agasalhos postos quando começa a ficar escuro. O silêncio acontece quando não há muito para dizer, e quando não há muito para dizer é preferível permanecer sem fazer muito ruído. O recolhimento é próprio dos dias mais ventosos e desagradáveis à estadia na rua ou nos parques públicos, em passeio ou sentado a ler os jornais do dia, por exemplo. Aguardo ainda os dias quentes de Agosto.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Mark Rothko



Untitled (Black on Grey)
Mark Rothko (1970)
Acrílico sobre tela
203,3 cm × 175,5 cm
Museu Solomon R. Guggenheim, Nova Iorque, E.U.A.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Viva Lacraus

Com o acontecimento do ano já transposto, convém referir o regresso aos concertos da banda Os Lacraus. A banda dos clássicos "Coca-Cola e Sangue" ou "Canção Para a Margarida Marinho" está de volta aos palcos e aos discos. Com a abertura a cargo d'Os Velhos, até parecia uma revisitação daquilo que acabou por acontecer há uns anos atrás no mesmo local com protagonistas diferentes. A festa correu bem e foi um concerto panque-roque suado e de invasão de palco, mas agora cheio de novos artistas e novas bandas que já existem e acontecem neste tempo. A lata ganhou-se e a vergonha foi há muito perdida, e agora outros seguem o exemplo. Viva Lacraus.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Gigantes e Vivos

A grandiosidade daquele palco no meio do recinto do enorme festival fez com que cada uma das bandas que por ali passou se agigantasse. As primeiras bandas receberam de sorrisos abertos as primeiras pessoas que por ali ficavam. Até com um concerto de real adolescência com direito à primeira enchente. A partir daí o palco manteve-se composto até à razia (que injustiça) provocada pela "grande" banda da noite e por isso só com a electrónica do fim da noite houve mais movimento. Os alternadores de discos confirmaram-no. Está provado que a canção portuguesa tem um espaço muito próprio e está bem viva.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Árvore e a Vida

As férias na cidade iniciaram-se com uma ida à sala de cinema mais próxima para visionar a mais recente película de Terrence Malick, A Árvore da Vida. E depois sair da sala cinema com aquele sabor agridoce de quem sabe que viu uma boa história, uma série de planos bem montados, e uma banda sonora bem servida, com ópera e tudo, mas cheia de pedaços saídos de um bom programa do canal National Geografic e um exagero dos planos a contra-luz e da duração da parte do deserto branco, que simboliza a reconciliação de um homem com o seu passado. Ainda bem que a vida é um pouco maior que um filme.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Clássico do Hip Hop #14

Os Beastie Boys fazem parte do quadro de honra do Hip Hop. Dos muitos registos da banda, não é fácil escolher apenas um. Desde "Sabotage", a "Fight for Your Right", entre muitas outras, a escolha recaiu em "Intergalactic", a primeira malha de Hip Hop que dancei à séria, e que acabou por marcar meu gosto pessoal em relação ao estilo. Surpreendiam-me na altura as paragens e as mudanças de ritmo, o rap alucinado deste trio e as repetições que se entranhavam no espírito e na mente, com ligação directa às ancas e aos pés. O grupo de Mike D, MCA e Ad-Rock marca a minha história e também a história do Hip Hop.

Artista: Beastie Boys
Faixa: Intergalactic
Álbum: Hello Nasty
Ano: 1998
Verso: Intergalactic Planetary Planetary Intergalactic

Etiquetas: