domingo, 27 de fevereiro de 2011

Os Lírios permanecem

Hoje, durante a liturgia da palavra, ouvi de novo uma das frases mais líricas do Evangelho: Olhai os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham, nem fiam. Não é um elogio ao ócio, mas sim o ensinamento que tudo neste mundo é passageiro e não dura. Ao contrário, os lírios permanecem e crescem. Menos preocupação com os prazeres mundanos e mais atenção ao duradouro e ao que alimenta o espírito. O que se veste, o que se come, tudo o que é material será temporário e não permanecerá. Deus permanece, está presente desde o início e até ao fim. Per omnia saecula saeculorum.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dispersão Profunda

Num ápice escutam-se todos os discos bonitos que já deviam ter sido escutados. Depois de um filme europeu norte-americano sobre a vida monótona de um actor supostamente famoso, dou por mim a imaginar planos, movimentos e pontos de fuga. Tento conectar todos este pontos a girar em torno do meu céu, sem sucesso. Disseram-me que o aprofundamento poderia dar em dispersão e eu respondo que sem dispersão é impossível ser verdadeiramente profundo. Como se o minimalismo de uma cena com duas dançarinas num varão com um espelho por trás fosse o resultado dos estilhaços da imaginação.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gentil



Levei um disco do computador da minha noiva. Escolhi o novo disco das Puro Instinct, antigamente conhecidas por Pearl Harbor. Lançaram este ano o disco Headbangers in Ecstasy. Uma colecção de canções de um outro tempo, um resumo de várias épocas numa súmula de êxitos e lados b, as guitarras misturadas com sopros ou outros arranjos, nos pedais certos, vozes e coros femininos, o baixo e a bateria omnipresentes, como se tivessem colocado todas as bandas de rock gentil dos anos 70, 80 e 90 numa grande liquidificadora e agitassem tudo para produzir um programa dessintonizado com o nosso tempo. Ou estará o nosso tempo gentilmente dessintonizado.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ruína Reconstruída

Lançamentos de gravações pirata sobre amostras de róque metálico, gravações de discos na lezíria do Tejo com alojamento em caravana, filmagens nas traseiras de um estúdio lisboeta para um canal que afirma que a música portuguesa gosta de si própria. Um admirável país novo, antigo obviamente, que se abriu ao mundo desde o fim da década passada. Não há fome que não dê em fartura. Por ora há espaço para todos e em diferentes ramificações cada banda e artista, projecto e aventura, vai ganhando o seu público e reconstruindo as ruínas em que ficou a nossa pópe. Até chegar novamente o dia em que aquilo que foi reconstruído se transformará na ruína a reconstruir.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Do Referencial

O tempo é uma variável que existe para ordenar os eventos que vão ocorrendo. Da cronologia estrita nasce um infinito que dura desde um segundo até ao milhar de anos. O tempo passará sempre a ser um mero referencial. Na minha opinião a oportunidade pode ultrapassar o próprio tempo, pois é naquele dado momento que se decide uma determinada acção e não outra. A ocasião ocorre agora e não depois, como a velha máxima de que a mesma água não passa a ponte duas vezes. Tudo é um referencial. Busco então um referencial novo, muito acima do tempo e até da própria ocasião.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

União dos Vivos

A caminho da praça Francisco Sá Carneiro, atravesso a praça de Londres e a igreja de São João de Deus. É normal passar junto da capela mortuária da igreja e acompanhar a despedida dos mortos e a tristeza dos seus familiares, que se abraçam e se apoiam. Nesses momentos penso nos que me foram mais próximos e já não estão neste tempo e neste mundo. Alegro-me e dou graças pela minha vida, por poder continuar a existir mais um dia. Escrevo isto hoje, no dia de São Valentim, mártir cristão, morto por celebrar e sacramentar o casamento e a união dos vivos. E dos mortos.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Clássico do Hip Hop #13

A canção "Ms. Jackson" dos OutKast não é uma escolha óbvia para figurar nesta rubrica. O grupo sediado em East Point, Georgia, teria de alguma forma de estar presente. Escolhi esta faixa para os representar. Utilizando uma amostra invertida, batida clássica do Hip Hop, de bombo e tarola, os sintetizadores em sustentação, linha de baixo marcadíssima, e melodias de piano a aparecer e a desaparecer. Versos acelerados de Big Boi, para refrão de sonho de André 3000, que no meio da faixa também versa, fazem desta canção uma das minhas favoritas de sempre. Exemplo incrível de produção sonora de corte e colagem.

Artista: OutKast
Faixa: Ms. Jackson
Álbum: Stankonia
Ano: 2000
Verso: I'm sorry Ms. Jackson (oooh)
I am for real


Etiquetas:

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Busca da Perfeição



Sobre a película Cisne Negro, de Darren Aronofsky, importa dizer que é um filme que versa sobre a busca da perfeição da técnica artística, neste caso do Balé, em detrimento de um equilíbrio perfeito entre a parte humana e a parte artística. Acontece o mesmo em muitos desportos de alta competição, ou noutras formas de expressão artística. De que vale ao homem, neste caso à mulher, atingir a perfeição se o preço é a sua vida e a sua sanidade. O filme e os seus inúmeros espelhos criam belos planos e permitem imaginar o que será viver uma psicose, que implica necessariamente uma perda de contacto com a realidade.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Oportunidades

A oportunidade surge quando menos se espera e de repente as propostas de filmagens e de aparição em compilações aparecem. Vamos aguardar serenamente os desenvolvimentos de tudo isto, mas para já tudo indica que o ano será de grande fortuna. Aproveitar estas oportunidades de forma justa e séria, preparar os próximos meses com determinação e muita vontade, como quando se iniciou e projectou a banda. Paralelamente prepara-se o matrimónio com direito a curso com aconselhamento e direcção. A grande casa em permanente edificação, de uma solidez constante, obra para sempre inacabada.