sexta-feira, 29 de outubro de 2010

As Portas do Sol



Os Capitães da Areia. Da esquerda para a direita, Tiago, Vasco, Pedro, Fred e António.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Reclusão

O tempo de reclusão ou de privação da liberdade tem origem na reorganização do sentido para a nossa vida. Pode ser imposta por nós próprios ou então pela própria sociedade. Tem uma conotação negativa pois vivemos num tempo em que a liberdade é o valor maior. Mas a privação da liberdade para um dia voltarmos mais fortes e mais justos e por isso mais livres deveria ser olhada de uma forma positiva e a reclusão, ou o retiro, poderia até mesmo ser incentivada. A reclusão sobre a qual escrevo é sobretudo mental e não física. A justiça e o amor irão prevalecer sempre após este tempo de reclusão.

domingo, 17 de outubro de 2010

Até aos Ossos

O fim pode chegar em qualquer dia. Abaixo a fatalidade do amor e da vida, a morte e o ódio terão sempre o seu lugar. Quando aparecem o ódio e a morte, a sua combinação manifesta-se de forma perversa e subtil, trazendo ao de cima o pior do que cada um pode ser capaz de realizar e demonstrar. Sem entendermos, vamos deixando a teia dos maus sentimentos instalar-se no meio e no centro do nosso ser. A confusão instala-se e o tal tempo dos passeios permanece. As caminhadas nocturnas em busca dos animais selvagens que devorem a nossa carne até aos ossos, para não sobrar nada senão as cinzas do que nós fomos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz Aniversário

Todos os outros aniversários poderiam ser assim. Uma festa em casa com surpresas preparadas e vinho espumante que é aberto precisamente na trave que separa um dia do outro. Gelado com chocolate quente e a leitura dos signos do zodíaco para preparar bem o dia e o futuro. Alegria aos molhos e alecrim dourado no ecrã do computador, sorriso livre dos ferros nos dentes que antes os endireitavam e brilho no olhar de felicidade. Se a alegria não puder ser partilhada e vivida será uma simples perda de tempo. É este o testemunho que deixamos e esta é a melhor forma que o sabemos fazer. E um desejo de um feliz aniversário.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Semi-Balanço

Os concertos barreirenses correm como a água que flui para o mar. Nos concertos daquela sala gigante da Companhia União Fabril reparei que um teclado e uma luz pode ter mais impacto melódico que uma guitarra, uma voz e muito ritmo com o volume altíssimo e as suas imagens intensas e luminosas. Já no concerto de agora junto ao rio, na sala mínima dos mapas e cartas náuticas do Clube Naval, a senhora de dedos que brilham brincava com os sintetizadores e as batidas conseguindo embalar até os cães. O rio e do outro lado a urbe e as suas luzes. De um lado a cidade-dormitório e do outro a cidade, e os seus clubes do sodré, que não quer e nem sabe dormir.

sábado, 9 de outubro de 2010

Ao Barreiro

O Barreiro é na outra margem do rio Tejo e se imaginarmos Lisboa como a nossa Manhattan, podemos imaginar de maneira livre o Barreiro como a Brooklyn da grande cidade. Isto para explicar que o Barreiro, por estar à margem, tem descoberto antes o que outros vêm a descobrir mais tarde, formando uma comunidade que se mexe com empenho e vontade, tornando a cidade um ponto de passagem obrigatório para quem quer assistir a bons concertos a preços convidativos de bandas e artistas que vêm do estrangeiro. A propósito do OUT.FEST sigo em direcção ao Barreiro, para recuperar na agenda os concertos que tenho perdido ao longo deste ano.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Destino Traçado

Há dias afirmava que ainda há muito por fazer e é um facto que há. Olhando de uma forma mais desapaixonada também concluo que já muito foi feito. O trilho está desbravado, por bravas gentes que colocaram em prática as suas ideias com a ajuda de outros, e juntos foram alcançando as metas propostas, por formas enviesadas mas constantes. Ajudar os outros faz-nos entender o nosso próprio destino. E é esse destino que começa a ficar mais límpido e concreto à medida que o tempo passa. O rumo de outros foi traçado com a nossa ajuda. O nosso rumo será traçado apenas e somente por nós. Para todo o sempre.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Frank Lloyd Wright



Casa da Cascata
Frank Lloyd Wright (1936 - 1939)
Arquitectura
Bear Run, Pennsylvania, Estados Unidos da América

domingo, 3 de outubro de 2010

Dias de Tempestade

Manhã de tempestade e vento de sudoeste como num início típico de um dia de Outono. Cansaço acumulado de três noites de concertos de seguida. Na noite do Ferroviário e da estreia de teledisco, como antigamente se fazia, a Feromona fez transpirar a sala pequena da bola de espelhos e luzes fluorescentes e ontem, no arraial do caloiro do Técnico, no lado Oeste do melhor anfiteatro lisboeta, Os Pontos Negros oleados puseram a dançar as universitárias e o Diabo na Cruz tradicional e roqueiro colocou os estudantes no moche em roda. Grandes concertos nestes dias de tempestade. Bom de ver e de sentir.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Agradecimento especial

No Convento das Bernardas da Rua da Esperança solidificaram-se as vontades de uma banda nobre, de quatro rapazes que chutam as bolas perdidas e encantam as raparigas. O concerto do claustro antigo ficará na minha memória pelas caras que recebi no fim da escadaria, sorrisos e apertos de mão, olhares de entusiasmo e expectativa e um concerto seguro e apaixonado da banda que vi nascer e crescer. A presença de parte de uma geração que admiramos, a dos anos 80, também me orgulhou. Em particular do Rui Pregal da Cunha, que nos ofereceu com Os Golpes a magnífica "Paixão". Agradecimento especial a estes quatro rapazes por uma noite tão bonita.