domingo, 29 de novembro de 2009

Parede de Som

É bom chegar agora às The Crystals e entender a influência das suas canções e da produção de Phil Spector no presente da canção pópe. A começar na versão de "He Hit Me (It Felt Like A Kiss)" dos Grizzly Bear até ao início de "Then He Kissed Me" que é totalmente Animal Collective/Panda Bear. Soa então a familiar escutar The Crystals agora, como se o som das suas canções estivesse espalhado pelas amostras usadas na produção moderna. O resto é a tal produção revolucionária à qual já estamos tão habituados que já faz parte da forma como ouvimos canções. É a tal parede de som.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dicionários herméticos

Enquanto aguardo a chegada dos discos compactos para a possível sequência "Lithium", "Popular" e "Undone - The Sweater Song" de mais logo, troco mensagens na ferramenta de relacionamento social. E chego a conclusões. Concluo que estou a tornar-me hermético. Fechado e completamente obscuro. Concluo igualmente que os meus dicionários estão ali à distância de um clique. Os meus dicionários actuais são três. A Maria, a Joana e o Francisco. Nestes três dicionários habitam os significados de três almas e de três poetas. Ah, a papoila embrutecida, os espíritos e a composição férrea. Mais logo, no Alquimista, a definição de Feromona.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Inventor

Não acompanhei O Céu ou Las Vegas. Cheguei lá, ao disco, depois de conhecer o Manuel. Esta semana o Manuel regressa com O Inventor. Volta a roubar o nome a uma canção dos Heróis do Mar e o ano no subtítulo é o da conquista de Ceuta. A blogosfera pode já não ser o sítio onde se projectam os sonhos. Nunca o foi. Escrever e partilhar o nosso conhecimento é acrescentar riqueza ao dia-a-dia. E hoje, que Ceuta é que estará por conquistar. E hoje, qual será o mar que faltará navegar. E hoje, qual será o Brasil em que iremos aterrar. Continua a ser muito difícil dar a entender o que é Portugal. Bem-vindo de volta, amigo.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Património líquido

Os tempos que se aproximam são tempos de balanço. O balanço pressupõe um activo e um passivo. A diferença entre o activo e o passivo é o património líquido. O património criado já começa a ser visível e já faz parte do passado e do presente. Há um caminho diferente que novos actores parecem querer trilhar, apesar dos escolhos. E quanto a esses é preciso distância e afastamento. Os tempos que se aproximam são também tempos de desafio. Ainda há muito caminho por percorrer, por isso é necessário continuar a desafiar quem quer dançar um baile diferente. As canções não terão fim, tal como as opiniões. Seja como alternador de discos, seja como produtor, este é o tempo para continuar a criar património. Património líquido.

sábado, 21 de novembro de 2009

"Ano Certo"



Não tenho por hábito colocar capas de discos nas mensagens do blogue, mas a urgência deste sete polegadas é demasiada e os blogues também são consequência do impulso da escrita e da necessidade de partilha constante. A imagem que estão a ver ali em cima é do sete polegadas de Best Coast na editora Black Iris. A tal banda que só lança sete polegadas. Com este vão três e ainda falta o quarto a lançar na PPM. Este da Black Iris contém a incrível "When I'm With You", uma das minhas canções do ano. Best Coast em 2009 é como Arcade Fire em 2004. Ou como Vampire Weekend em 2007. Será a banda que todos vão conhecer só no ano seguinte e a parte do mundo que conheceu no "ano certo" vai fazer questão de dizer isso mesmo o resto da vida.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Clássico do Hip Hop #8

Ao fim de sete entradas é inevitável regressar ao Wu-Tang Clan. Desta vez através de Raekwon. Raekwon The Chef. Esta entrada é inteiramente dedicada a "Ice Cream". É a décima quinta faixa do primordial disco Only Built 4 Cuban Linx... e é produzida por RZA. "Ice Cream" conta também com os versos de Method Man, Ghostface Killah e Cappadonna, além de Raekwon obviamente. Uma prova clara e objectiva da eficácia do rap destes quatro rapazes e um hino a todas as carrinhas de venda gelados e à sua passagem pela vila. Depois delas, nada fica como antes. O vídeo segue a linha metafórica das palavras ditas, misturando perigosamente os inúmeros sabores e o discurso solto e directo dos intervenientes.

Artista: Raekwon
Faixa: Ice Cream
Álbum: Only Built 4 Cuban Linx...
Ano: 1995
Verso: Watch these rap niggaz get all up in your guts
French-vanilla, butter-pecan, chocolate-deluxe


Etiquetas:

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Abençoados

É costume dizer que a chuva abençoa. Já repararam na grandeza desta imagem. A chuva abençoa-nos. Os tempos de chuva são, de uma certa maneira, tempos de dizer bem e dar graças por tudo aquilo que já aconteceu. Isto é, o calor já lá vai, por isso agradecemos e somos abençoados. Tudo é imagem. O real, no entanto, está bem vivo. A realidade mostra que a viagem ao Norte foi uma benção. Afinal as imagens podem ser reais, os sonhos podem ser realizados e até a chuva aparece para abençoar a terra e o asfalto. Há uns anos que estavam desorientados, e ainda estarão, mas agora cada vez mais abençoados.

sábado, 14 de novembro de 2009

Cê Kapa

Caro Lourenço, com que então os Strokes acabaram. Concordo. The Strokes. Felizmente a minha "bóia de salvação" é outra. Gostava era de saber o que teria acontecido ao Rock, com cê kapa, se os Strokes não tivessem existido. Para já, deixariam de existir comparações com eles e isso acabaria com os trocadilhos fáceis como Strokes de Queluz ou Strokes de Lisboa. Depois, o Rock seria quase todo igual ao Rock, ou melhor, Pós-Rock, dos Radiohead dos anos zero e isso seria uma quase chatice. Por isso, já que te hiperligo, concordo quase-sempre com o que pensas, mas aquilo que foi escrito há uns meses num jornal não foi uma crítica a um disco. Foi outra coisa, mas crítica a um disco não foi. A antropologia é que é interessante como tema de discussão.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Início e Desenvolvimento

Hoje, daqui a umas horas, a aventura roque éne role parte rumo ao Norte. É com tristeza que não acompanho a comitiva. Os Velhos e os Lobos Maus partem à descoberta. À descoberta de novos públicos, de novos olhares e de novas danças. Celebra-se o início. O início de alguma coisa que já começou mas ainda não começou mesmo. A primeira volta fora de casa é sempre única e irrepetível, feita de emoções e alegrias das primeiras vezes. Estarei convosco em espírito murmurando as canções. Por cá, anuncia-se o cartaz do festival mais importante desta época. A presença de duas bandas editadas na casa ali ao lado é motivo de festejo. É o desenvolvimento normal do percurso das bandas do futuro.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Loiraças

Para entender como de um momento para o outro aparecem mil bandas novas é necessário olhar com atenção para a evolução de uma banda californiana chamada Pearl Harbor. A maioria de vós não conhecerá ainda esta banda, mas não faltará muito para conhecerem. Esta banda será o próximo caso de estudo sobre bandas novas que podem vir a ser grandes durante uma semana no próximo ano. Para já as canções que circulam na rede, devido à partilha do blogue gorilacontraurso, permitem escutar uma banda com melodias fortíssimas e o tal cheiro a Califórnia que paira em cada segundo da audição. Com duas loiraças na formação e na imagem da banda têm tudo para ir muito longe e chegar à galeria zé dos bois no próximo ano.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Rubens



São Jorge e o Dragão
Peter Paul Rubens (1606-1607)
Óleo sobre tela
427 × 312 cm
Museu do Prado, Madrid, Espanha

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sobre a mistificação

Só agora é que tive tempo para ler tudo. Todo o artigo do Rodrigo Nogueira e todas as hiperligações do mesmo que resumem a vida de todos nós. Vale mesmo a pena a ler tudo, mesmo que tome alguns preciosos minutos da nossa vida. Cheguei ao fim da leitura e não compreendi. E agora estou completamente perdido, a minha vida perdeu todo o sentido e já não sei se gosto mesmo de todas as bandas referidas no artigo, incluindo os Black Lips. Estava a pensar ir ao concerto da próxima quarta-feira com uma tixârte do gajo de Wavves. Mas depois desta leitura perdi a vontade. Não compreendo. A vida já não tem sentido. A vida é uma mistificação.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Solo Piano

Ontem fui ao concerto de Gonzales ao Piano a solo. A igreja da Culturgest encheu-se para receber o excêntrico e egocêntrico canadiano. Gostei bastante do concerto, apesar de ter dispensado o segundo regresso ao palco. Foi entretenimento a bom preço, porque ainda tenho menos de 30 anos. Gonzales encarnou a sua personagem, tocou algumas canções do novo disco e depois desconstruiu temas clássicos e alguns êxitos da década de 80. No meio disto tudo também fez rap e colocou o público a fazer as batidas. Ainda afirmou que o Hip Hop permite mostrar aos outros o que tu queres que os outros pensem quem tu és. Aula importante esta. Este blogue, como sabem, é um blogue de Hip Hop.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Disco Disco Disco #5

Depois de uma semana a gravar um disco é necessário voltar a esta rubrica. Desta vez relembro Cerrone e a sua estreia a solo. Foi com "Love in C Minor" que Cerrone iniciou a sua carreira a solo. Ainda nessa altura era o baterista do agrupamento Kongas e antes foi responsável pelo recrutamento de artistas e bandas para o Club Med. Com a ajuda de Alec R. Costandinos, Cerrone criou o primeiro êxito de música de dança com toque francês e o resto é história. São dezasseis minutos em busca do prazer total. Como a versão longa não existe em vídeo fica a versão curta, e começa aos seis segundos, que está no DVD Cerrone Culture de 2004.



Artista: Cerrone
Faixa: Love in C Minor
Produtores: Cerrone e Alec R. Costandinos
Ano: 1976
Facto: "Diners Only" de The Avalanches tem uma amostra recolhida de "Love in C Minor".

Etiquetas: